Nos últimos meses, têm-se ouvido muito falar sobre “programação” e a carreira de programador. E o assunto interessa muita gente, especialmente quando falam dos salários de programadores, que são, digamos assim, acima da média.
Mas, afinal, o que é um “programador”? O que ele exatamente faz e como isso pode render tanto dinheiro? Esse artigo explicará exatamente a essa pergunta.
O que é a programação?
Esse blog que você está lendo agora, em algum momento precisou ser programado (nesse caso, por mim mesmo, Daniel Bonifacio). A barra lateral, a disposição dos elementos, meu nome, minhas redes sociais e até o tamanho e cor das fontes e elementos que estão formando toda esta página.
E eu programei tudo isso utilizando tecnologias da web (HTML e CSS).
Então, você pode assumir que programar algo é o ato de, por meio de linhas de código, desenvolver uma solução. A programação é uma sequência de instruções que o programador passa para a máquina, que então, as executa. A essa sequência de instruções, podemos chamar de programa.
O que é possível fazer com a programação?
Basicamente, tudo que envolve o mundo digital. Alguns exemplos de coisas que podemos programar:
- Blogs
- Sites de todos os tipos (notícias, redes sociais, etc.)
- Sistemas (internet banking, sistema interno da sua empresa, erps, etc.)
- Aplicativos de todos os tipos (notícias, entretenimento, ferramentas)
- Jogos (para computador, video-games, celulares, etc.)
Mas não se limita por aí… A programação envolve bastante coisa que você, talvez, nem imagina. O seu relógio digital, por exemplo, precisou ser programado. O sistema operacional do seu computador (Windows, macOS ou Linux) também precisou ser programado. Até a calculadora que você usa nas aulas de matemática, precisou ser programada.
Toda automatização digital que temos hoje, precisou, um dia, de ser programada por alguém.
Como me tornar um programador?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, para se tornar um programador, você não precisa fazer faculdade. Eu mesmo não fiz faculdade, e estou há 8 anos trabalhando com programação.
Para se tornar um programador, você precisa de disciplina, dedicação e, acima de tudo, interesse pela área. Não basta ficar de olho no salário alto, se você não tem disciplina para manter uma rotina de estudos e nem dedicação no que está estudando, pois o sucesso será incerto.
Um programador iniciante, chega a ganhar até R$4.000,00 por mês (média retirada de São Paulo, SP). Mas por quê empresas pagam tanto em um profissional com pouca experiência:
- Poucos profissionais disponíveis;
- Um programador, por mais que pouco experiente, consegue desempenhar funções específicas que geram lucro para empresas;
- O mundo digital está cada vez maior, e é a lei de oferta e demanda.
Por onde começar a estudar programação?
Esse tópico é bastante amplo, então eu escrevi o artigo “Como estudar programação?”
Estou escrevendo um artigo nesse exato momento sobre exatamente este assunto. Volte em breve neste artigo (ou se inscreva no meu canal no youtube) para acessar ao artigo.
Mais artigos
- Como estudar programação?
- O que é programação?
- React moderno: O que você precisa saber para começar com React em 2020
- JavaScript antes de qualquer framework